O esgrimista brasileiro Jovane Guissone conquistou neste fim de semana, em Pisa, Itália, uma medalha de bronze na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. O atleta gaúcho, que compete na categoria B (menor mobilidade no tronco) alcançou o pódio com a arma que é sua especialidade: a espada.
Esta é a mesma prova que levou Guissone ao alto do pódio nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. Além de Jovane, Vanderson Chaves também representou o Brasil na categoria e terminou a disputa em 27º lugar. No florete, Vanderson e Jovane ficaram em 17º e 20º, respectivamente.
Na categoria A (maoir mobilidade no tronco), Sandro Colaço e Fábio Damasceno competiram pelo Brasil durante o fim de semana. No florete, Sandro terminou em 27º e Fábio em 30º. Na espada, Fábio ficou com a 31ª colocação e Sandro encerrou em 33º.
A presença da delegação brasileira na etapa de Pisa da Copa do Mundo foi importante para aumentar a pontuação dos atletas no ranking internacional da Iwas (Federação Internacional de Esportes em Cadeira de Rodas, sigla em inglês).
Convênio """" - Ministério do Esporte
A participação dos atletas brasileiros na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Pisa, Itália, é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro